O design é um mercado promissor no Brasil. Até 2025, o setor deve crescer 8% ao ano e chegar à casa dos R$ 22,5 bilhões em faturamento, aponta um levantamento da consultoria de negócios KPMG.
Se o setor cresce
em ritmo acelerado, as oportunidades de trabalho na área aumentam. Segundo a Associação
Brasileira de Empresas de Design (Abedesign), a demanda por designers
gráficos e a procura por cursos de formação subiu 40% no
Brasil em 2023.
As empresas que
apostam nesses profissionais também saem ganhando. Uma pesquisa da WeDoLogos mostra que as marcas com investimentos consistentes em design viram seu faturamento
saltar 89%.
Estudante do
curso de Publicidade e Propaganda do UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema
de ensino de qualidade do país -, Gustavo Vitor de Andrade Rosa já se destaca
nesse mercado.
Aos 20 anos e
frequentando o terceiro período da graduação, ele foi um dos dez finalistas brasileiros
no Certiport’s Adobe
Certifield Professional World Championship, o campeonato mundial de
criatividade com tecnologias Adobe no Illustrator ou Photoshop.
Com o suporte de professores do UniCuritiba, Gustavo submeteu
ao concurso um post para Instagram, em formato de carrossel, desenvolvido para
a ONG Grupo Vida Brasil – uma instituição de assistência aos idosos. A
conquista encheu o estudante de orgulho, principalmente porque o projeto
contribui para o fim do etarismo.
Além disso, a competição mostrou o papel do designer gráfico como
um aliado das causas sociais. E Gustavo é a prova isso. “Com o nosso talento
podemos chamar a atenção da sociedade para uma causa, sensibilizar e despertar
a empatia. Foi isso o que o fiz para apresentar na competição.”
Para o futuro, ele tem um olhar crítico sobre a profissão. “Para
se destacar na área do design gráfico é necessário que os profissionais se
especializem e se diferenciem. Muita gente transita em águas rasas no design,
mas quem realmente estuda e se dedica a projetos maiores tem muito espaço. Esse
é um oceano cheio de possibilidades.”
Criatividade a serviço da comunicação
A demanda por serviços de design gráfico é impulsionada, no Brasil,
por fatores como a ascensão do comércio eletrônico, aumento da importância da
comunicação visual e necessidade crescente de profissionais em áreas como
animação, motion graphics, realidade aumentada e realidade virtual.
Gustavo começou cedo a se envolver em projetos de comunicação
visual. “Sempre tive interesse por trabalhos em mídias sociais e, no ensino
médio, quando comecei a editar meus primeiros vídeos, tive a certeza de que o
design gráfico é a área que eu quero seguir.”
Da criação de logotipos e embalagens ao desenvolvimento de
materiais de marketing e interfaces de websites, o mercado é vasto para um
designer gráfico criativo e inovador – seja para o trabalho em empresas
públicas, privadas, agências de publicidade ou organizações do terceiro setor.
“De alguma forma, o designer gráfico é capaz de causar impactos positivos na
sociedade”, finaliza Gustavo.
Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70
anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência
para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições
de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos
de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas
edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais.