Das ferramentas de gestão até a Cozinha 4.0, Luis Fernando Nardi, fundador da Assertiva Food Service, explica como a tecnologia vem sendo utilizada para otimizar negócios gastronômicos
Por muito tempo a ideia de tecnologia foi contrária a ideia de pessoas. Era comum o discurso de que humanos seriam trocados por máquinas. Com o tempo foi acontecendo o contrário.Durante a pandemia, com a digitalização do mercado, houve em paralelo uma maior importância para a humanização. Hoje, muitas empresas concluíram que o grande diferencial competitivo de um negócio é o capital humano.
"Dentro do food service e essa simbiose entre tecnologia e pessoas é uma realidade em algumas áreas e em outras ainda tem muito a se aprimorar. No setor gastronômico, assim como em outras áreas, a tecnologia não irá substituir o ser humano, tendo em vista que a sua principal utilização é a agilidade nos pagamentos, otimização da fila de espera e principalmente a gestão da operação por um sistema em tempo real para determinar os indicadores do negócios como ticket médio, custo por mercadoria vendida, total de vendas e tempo médio do atendimento. Dados como esse são importantes e relevantes para criar estratégias e tomar decisões assertivas. Porém, destaco, quem fará a estratégia, tomará as decisões e irá atender os clientes, são as pessoas. Além da automação, é a humanização o grande diferencial", comenta Luis Fernando Nardi, especialista em negócios gastronônmicos e fundador da Assertiva Food Service, empresa especializada em expandir por filiais ou franquias empresas do setor.
Confira abaixo quatro tópicos que Nardi destaca como exemplo da união entre tecnologia e pessoas no food service:
Autosserviço impulsionado por gerações digitais
Com a ascensão das Gerações X, Y e Z, o setor de autosserviço viu um crescimento notável. Essas gerações estão confortáveis com a tecnologia, tornando a experiência de autosserviço mais natural e eficiente.
Administração renovada: CRM e estratégias personalizadas
No âmbito da administração, o uso de Customer Relationship Management (CRM) ganhou ainda mais destaque em bares e restaurantes. Atualmente, essa ferramenta é cada vez mais utilizada para criar campanhas direcionadas aos clientes, otimizando resultados de negócios.
Delivery e aplicativos
A pandemia trouxe também o grande bum do delivery. Com isso, outro setor se integrou ainda mais ao food service: os aplicativos. Mais do que o alimento em si, empresas do food service precisaram se preocupar na experiência de compra do cliente. Desde o modo pelo qual o cardápio online é exibido nas redes sociais ou app, até o atendimento e a qualidade dos produtos ao ser entregue. Em todos esses pontos a tecnologia é essencial.
Cozinha 4.0
Não se pode abordar a interseção entre tecnologia e comida sem mencionar a Cozinha 4.0. Baseada em sustentabilidade, tecnologia, processos eficientes e produtividade, essa abordagem revoluciona a produção de alimentos, garantindo rapidez sem comprometer as propriedades nutricionais.