Objetivo de formatadora de franquias em negócios gastronômicos é se comunicar com o RH e empresas do setor para explicar como realizar uma melhor contração e treinamentos de funcionários para bares e restaurantes
Dos dias 08 a 10 de agosto, no São Expo, ocorre a 49ª edição de um dos maiores eventos de Gestão e RH do mundo, o CONARH 2023. Com o objetivo de trazer aquilo que há de mais novo em gestão, RH e tecnologia, o evento reúne mais de 25 horas de conteúdo e também, paralelamente, uma feira de negócios, a EXPO RH, que contará com mais de 170 expositores. Nesta edição, a Assertiva Food Service, empresa especializada em expandir negócios gastronômicos por meio de franquias e filiais, marca presença, com o foco de conversar com CEOs e gerentes de RH de empresas de alimentação e explicar como realizar processos de contratação e treinamentos mais eficientes.
“O food service tem crescido muito. No franchising, por exemplo, esse é o segundo segmento que mais cresceu em 2022. Estamos felizes de marcar presença neste evento. Além de comunicar com pessoas ligadas ao setor de alimentação, é também uma maneira para buscarmos novas tendências tecnológicas para levarmos ao food service e também aos nossos clientes”, comenta Luis Fernando Nardi, CEO e fundador da Assertiva Food Service.
Segundo Nardi, um dos maiores desafios para empresas do setor gastronômico é a contratação e o treinamento operacional de funcionários. O empresário explica que muitas vezes o funcionário não consegue entender exatamente qual a sua importância no negócio como um todo, e isto ocasiona diversos problemas para a empresa - como conflitos entre a cozinha e a equipe de garçons, demora no atendimento, má qualidade dos produtos, entre outros - que afetam a experiência de consumo do cliente e, por consequência, os resultados da empresa.
“Uma das grandes dificuldades é que os gestores não sabem se comunicar com os seus colaboradores. É preciso ter uma linguagem clara e objetiva, para que ele entenda a cultura da empresa em que está inserido. Grande parte dos funcionários de bares e restaurantes são da Geração Z. Essa geração trabalha muito com propósitos. Se o trabalho que um colaborador dessa faixa etária faz não faz sentido para ele, logo ele irá sair da empresa, o que aumenta a rotatividade do negócio. A resposta para aumentar esse engajamento é a linguagem na qual a cultura e o serviço em si são transmitidos. Nós temos a especialização no food service. O que vamos buscar no CONARH 2023 são as novas tendências em gestão e treinamento para orientar os nossos clientes a transmitirem a cultura dos seus negócios”, explica.
Outro ponto pelo qual a Assertiva Food Service busca se conectar às empresas de alimentação é também para explicar a importância dos processos operacionais e manuais para a padronização do negócio em sua expansão, seja por meio de franquias ou filiais.
“Realizar a gestão de um negócio gastronômico é algo complexo. Quando ele se expande, seja por franquias ou por filiais, é ainda mais. A solução para isso são a metodologia da transferência de know how, treinamentos e suporte interativos e manuais altamente eficientes. Conforme falamos anteriormente, a importância da cultura por meio de uma linguagem clara, ilustrada e interativa é essencial para aumentar o engajamento dos colaboradores e, por consequência, melhorar os resultados. Os manuais alcançam esses dois pontos. Eles são a chave para o sucesso de um negócio do segmento que possui o objetivo de crescer”, finaliza o CEO.