Planejamento
e comunicação são dois fatores importante para o sucesso da implantação de
novas culturas nas empresas
Planejamento
e comunicação são dois fatores importante para o sucesso da implantação de
novas culturas nas empresas
Você já ouviu
falar em empoderamento pessoal nas organizações? O objetivo desse estilo de
gestão é envolver todos, de em todos os níveis hierárquicos nos processos de
tomada de decisão. Esse modelo de gestão busca maior engajamento dos empregados
porque proporciona autonomia e liberdade para que outras formas de pensar e
analisar as situações cotidianas sejam apresentadas.
Gerir a equipe
de forma que todos tenham autonomia e participem das decisões estratégicas é
uma tendência de gestão que tem tomado conta da conversa em grupos de
profissionais envolvidos com recursos humanos. De acordo com a advogada
trabalhista, Izabella
Alonso Soares, “pessoas motivadas e empoderadas profissionalmente têm
consciência do seu papel na organização e o seu comprometimento com as funções
que precisa desempenhar é maior. As pessoas se sentem integradas e parte
importante da empresa”, afirma. Mas implantar essa política na gestão de
pessoas nem sempre é fácil porque demanda muito planejamento e mudanças
culturais que vão mexer com cada colaborador de forma diferente. Por isso,
alguns pontos de atenção devem ser observados na hora de implantar o novo
modelo:
- Planejamento das ações e transparência: a implementação da nova cultura empresarial requer um
plano e todos os colaboradores devem conhecer o cronograma e os objetivos
do processo;
- Permita que as ideias inovadoras apareçam: implantar uma nova cultura numa organização nem sempre
é uma missão fácil, mas permitir e incentivar ideias inovadoras é um ponto
importante do processo. Isso estimula a criatividade da equipe e motiva
todos a pensarem novos processos e soluções;
- Conheça seus colaboradores: a dica é simples, identifique o perfil das pessoas e
delegue funções ou as coloque em posições que tenham a ver com seus gostos
e habilidades. Quem faz o que gosta e sabe, tem resultados melhores;
- Invista em qualificação e treinamento: programas internos de qualificação e treinamento
constantes são imprescindíveis para quem deseja adotar o modelo de gestão
de empoderamento da equipe;
- Confie nos colaboradores: delegar e confiar deve ser uma premissa dos gestores
que desejam liderar pelo empoderamento. Ninguém está livre dos erros, mas
é preciso deixar que os empregados busquem soluções criativas e inovadoras
para as demandas, por isso, treinamento e orientação são necessários;
- Os limites devem ser claramente definidos: todos devem saber qual são os limites da organização
para a tomada de decisão. Comunicação assertiva é uma ferramenta poderosa
para evitar passivos e desentendimento com os colaboradores;
Izabella explica
ainda que a implantação da nova cultura e novo modelo de gestão deve ser clara
para todos os colaboradores. “No momento da implantação de um novo modelo de
gestão a comunicação juntamente com algumas políticas estratégica que de espaço
aos novos comportamentos devem ser as maiores aliadas do gestor. E é a
comunicação assertiva que vai tornar o processo de implantação da nova cultura
empresarial bem-sucedido”, afirma a advogada.