Diretora de Marketing da UP Brasil, Taís Lange
Pesquisa aponta que 66% dos funcionários preferem cartão Natal, seguido de festa (21%), clássica cesta de Natal (9%) e chester ou peru (4%).
Fim de ano é um bom momento para as empresas reconhecerem e agradecerem seus colaboradores. Para sair da mesmice e fugir das tradicionais cestas prontas, perus ou panetones, muitas corporações têm inovado e apostado na gratificação através do cartão presente para que o colaborador tenha a liberdade de escolher com o que e onde gastar o crédito. Com o crescimento desta modalidade, a Up Brasil, empresa de cartões de benefícios corporativos, está oferecendo esta opção para que as empresas possam presentear seus colaboradores.
O resultado de uma enquete digital realizada pela Up Brasil com mais de 100 colaboradores de diversas empresas do Brasil para saber o que gostariam de receber de fim de ano, chama a atenção. Quando preguntado o que gostariam de ganhar: cartão natal, clássica cesta de Natal, Chester ou peru ou festa de fim de ano, a maioria dos funcionários respondeu que prefere, de longe, a primeira opção.
Entre os entrevistados que responderam à pesquisa 66% disseram que o melhor “presente de Natal” que a empresa poderia lhes dar é um cartão natal com um saldo para gastar com o que quiserem.
A famosa “festa da firma” foi eleita por 21% como presente ideal ganhando da clássica cesta de Natal (9%) e do chester ou peru (4%).
Vantagens
Além de prático, eficiente e seguro, presenteando com o cartão Natal, a empresa economiza tempo e recurso ao pensar em uma logística para realizar as compras das cestas e entregá-las aos funcionários, correndo o risco de dar o que ele não gostaria de receber ou nem pode consumir por algum motivo de saúde, por exemplo. O Up Natal permite uma estratégia empresarial de remuneração com custo menor para o negócio, uma vez que não sofre tributação. Também oferece mais facilidades para o empregador, uma vez que os créditos são comprados pela empresa e transferidos para o cartão dos funcionários de maneira prática.
Segundo a diretora de Marketing da UP Brasil, Taís Lange, o Up Natal dá mais liberdade para os funcionários, que podem escolher os itens que preferem comprar com o valor do cartão. “Ao invés de ter que carregar uma cesta de Natal pesada e grande para casa, ganha um benefício que cabe na palma da mão. Sem contar a versatilidade na hora de usar o benefício, já que pode escolher em qual momento pretendem gastar o valor, ter a liberdade de montar a própria cesta e comprar itens que mais gostam para as festas de fim de ano, sem data limite para gastar esse saldo. Os créditos disponíveis têm durabilidade de três meses, ou seja, eles podem se estender até as comemorações da passagem de Ano Novo e ir além desse período, caso o colaborador o administre para isso”, enfatiza.
Taís explica que na legislação trabalhista não existe nenhuma lei que obrigue as empresas a oferecerem cesta de Natal para funcionários, porém a prática já se consolidou como tradição de fim de ano. “É uma forma de valorizá-los, celebrar suas conquistas, mostrar que são importantes, porque são. A iniciativa pode reduzir a taxa de demissões voluntárias, aumentar a satisfação da equipe com o trabalho e elevar os níveis de engajamento dos funcionários. Afinal, quem não quer um aumento, um bônus no fim do mês, um décimo-terceiro no fim do ano, um cartão com um bônus para gastar com o que quiser? O cartão Natal é um presente e tanto, pois já ajuda a economizar na ceia”, afirma.
Independentemente dos itens, dos lugares e da quantidade da compra, o profissional não paga nenhuma taxa ou tarifa ao fazer uso do recurso. É um presente disponibilizado pela empresa que pode ser manuseado de forma fácil e prática.
Sobre a Up Brasil
A Up Brasil foi fundada em 2016, com a fusão da multinacional francesa de gestão de benefícios Grupo Up e as regionais Plan, Policard e Vale Mais. Desde então, a Up Brasil cria e comercializa um portfólio de benefícios completo com soluções em alimentação, refeição, antecipação salarial, vale-transporte, bem-estar, home office, seguro de vida e saúde.
Também apoia empresas de todos os portes na gestão das despesas do seu negócio, oferecendo soluções que promovem maior fidelização e satisfação dos colaboradores. No Brasil, a Up conta com 17,5 mil clientes, 2 milhões de cartões e uma ampla rede credenciada.