De acordo com Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no trabalho, evitar provocações, demonstrar empatia e promover união da equipe são a chave para uma relação profissional mais harmoniosa
Foto: Renata Peixoto.
O trabalho em equipe é fundamental para garantir bons resultados. Para isso, é necessário que as pessoas envolvidas cultivem um espírito colaborativo. Mas e quando alguém age para construir o contrário?
De fato, não temos controle sobre as pessoas ao nosso redor. Estudo realizado por Christine Porath, da Escola de Negócios da Universidade de Georgetown, mostrou que 98% dos entrevistados já viveram situações hostis no ambiente de trabalho.
“Isso é recorrente, na realidade, porque conflitos são inerentes a qualquer relação humana”, explica Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no trabalho. “Em um ambiente profissional, a constante cobrança e convivência de diferentes mentalidades gera naturalmente certos atritos”, acrescenta.
Essa hostilidade pode se manifestar de diferentes maneiras. “Esse tipo de profissional costuma apresentar traços de narcisismo, ou seja, é centralizador, indisciplinado, até mesmo agressivo se contrariado. Além disso, busca ao máximo trazer o foco para si em detrimento do time”, pontua.
Nessa situação, tanto o rendimento da equipe, quanto a saúde mental dos colaboradores, podem ser afetadas. “A tensão gerada por um convívio sempre agressivo pode intensificar quadros como estresse, ansiedade, depressão ou burnout”, diz Cintra.
Mas há solução. A seguir, confira três maneiras de cultivar um trabalho em equipe mais colaborativo mesmo em um ambiente de trabalho hostil:
Não provoque
Em vários momentos, nossa vontade ao ver uma injustiça ou grosseria no trabalho é reagir, na tentativa de expor o causador da situação. No entanto, em geral, a pessoa hostil almeja ser o centro das atenções e, ao provocá-la, recebe exatamente o que quer.
“Ao alimentarmos o ‘monstro’, o problema irá piorar. Ao demonstrar que você não será afetado por simples ofensas e que não cairá em joguinhos, a pessoa perderá credibilidade. Porém, se alguma ação for grave e você precisar intervir, não tenha reações extremas, afinal, você ainda terá de encontrar a pessoa diariamente”, comenta.Demonstre empatia
Apesar de todas as inconveniências e ofensas que uma pessoa hostil pode causar, não sabemos suas motivações. Pode ser que ela esteja passando por um momento difícil com a família, ou amigos, e esteja descontando esta raiva no trabalho.
“Isso, obviamente, não a isenta de responsabilidade. Mas manifestar preocupação e interesse em compreender e resolver este problema pode ser uma solução. Além disso, demonstrar claramente sua insatisfação pode fazer com que a pessoa sinta constrangimento de suas ações e busque fazer mudanças”, afirma.Una-se à equipe
Apesar do diálogo não necessariamente funcionar com uma pessoa agressiva, pode funcionar com os outros membros da equipe. Mostre a eles que você não tem interesse em causar atritos e que deseja dar um fim a esses conflitos.
“Gentileza gera gentileza. Ao demonstrar que exigem alternativas além da hostilidade, você não apenas instiga esse comportamento no time, fazendo do ambiente de trabalho mais tranquilo, como também pode abrir os olhos de outros colaboradores às atitudes tóxicas de outros profissionais”, acrescenta.
Sobre Wanderley Cintra Jr.
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho.
Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.
É o criador do método SpiderWebEmotions, utilizado em mais de 36 empresas no Brasil e no mundo, em empresas de Portugal, Itália, Canadá e Austrália.
Cintra já concedeu entrevistas para os principais veículos de comunicação do Brasil, tendo propriedade para falar de temas como saúde mental, burnout, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, dentre outros.