Sabe quantas horas por dia, o brasileiro fica em média
conectado à Internet? 9 horas! Pois é, mais que a carga horária convencional de
um dia de trabalho. E neste ano de eleições municipais a comunicação digital é
ferramenta obrigatória para quem precisa se apresentar ao eleitor, pedir o voto
e buscar a vitória das urnas. Você é pré-candidato? Como estão suas redes
digitais? Prontas para a guerra? Ou estão no ritmo do “mais ou menos”? Se liga
neste artigo, com dicas que vão te ajudar a explorar de forma profissional as
redes digitais nesta campanha.
Eu sou Hellen Quida, jornalista, analista de mídias sociais
e trabalho com Marketing Político há 20 anos. Vou compartilhar com você dicas
iniciais para utilizar as redes sociais de maneira profissional, para alavancar
sua campanha eleitoral.
A primeira ação que você precisa fazer é ORGANIZAÇÃO. E como
faz isso? Comece pelo e-mail. Crie um e-mail padrão, que seja o login de todas
as redes sociais que você utiliza. Aproveite e configure neste e-mail ou outro
e-mail de segurança, caso você perca a senha e possa recorrer a ele para
recuperar. Este e-mail deve ser acessado diariamente. O e-mail é uma das
ferramentas mais importantes da sua campanha e será o elemento mais importante
da sua relação com o Tribunal Regional Eleitoral. Por que isso? Porque no
registro da sua candidatura, o TRE vai solicitar um e-mail para que eles possam
se comunicar com você sobre qualquer informação, representação, ou alteração de
qualquer tipo de situação, que em determinado momento da campanha acontecer.
Que tipo de situação? Você poderá ser intimado a responder uma representação de
um adversário, por exemplo e o TRE não vai mais mandar o oficial de justiça,
sabe Deus onde você estará em plena campanha, para te entregar a representação.
Isso não te pertence mais, coisa do século passado. Agora você é obrigado a
deixar seu e-mail para que o TRE deixe lá a representação que você tem 48 horas
para fazer a defesa. Se você não acessar o e-mail, não vai promover sua defesa
e não vai apresentá-la ao TRE. E isso com certeza vai prejudicar sua campanha.
Eu sugiro a criação de um e-mail no GMAIL, do Google, que é
a ferramenta mais completa e conectada com diversos serviços, como agenda,
localização, pesquisa, etc. Se quiser simplificar, crie um e-mail para o TRE e
mantenha o hábito de consultá-lo sempre, e também compartilhe o acesso deste e-mail
com os membros da equipe da sua campanha.
E atenção: o TRE não vai passar um zap para você! O Whatsapp
é uma potência de comunicação em rede, as pessoas utilizam o Whatsapp o tempo
todo, mas não serve como canal de comunicação oficial entre você, o TRE e
demais órgãos oficiais das eleições.
Neste e-mail inclusive você pode guardar uma mensagem com os
logins e senhas das suas redes sociais. É muito comum a gente perguntar para as
pessoas, quando estamos atendendo um cliente e ele precisa de ajuda. Eu digo:
qual a sua senha do Facebook? Do Instagram? E a pessoa diz, ai não sei, foi meu
filho que criou esse Facebook pra mim e colocou no meu celular, tenta isso, e
aquele outro, enfim. AMADORISMO! Você precisa ser profissional e tratar as
redes sociais com seriedade e profissionalismo que elas merecem. Com a cópia de
todas as senhas no e-mail, que é um lugar seguro, você consegue gerenciar suas
redes também pelo computador.
E quais as plataformas são as mais indicadas para utilizar
nesta campanha?
- Facebook
- Instagram - Whatsapp - Youtube - Blog ou site
Cinco redes sociais! Nossa muita coisa né? Mas para quem
deseja ocupar um cargo eletivo ano que vem precisa trabalhar e trabalhar com as
ferramentas certas.
Porque o site/blog? O site ou blog é a casa própria do
político nas redes sociais. Todas as outras você ocupa um espaço, usa a
ferramenta para se comunicar, mas ela não é sua, é como se fosse uma casa
alugada. Já o site, você compra o domínio e a hospedagem e aquele espaço é seu,
para por suas fotos, seus textos, suas propostas de campanha, sua história,
suas conquistas, vídeos, podcasts, notícias da campanha etc. E se você não
tiver um site ou blog e em plena campanha, o Facebook, o Instagram, dá um pau,
sai do ar, enfim, e todas as suas informações estão guardadas apenas lá? Por
isso é importante ter um lugar só seu na Internet, um www.josedasilva.com.br
que este você pagando direitinho, não é caro, suas informações estarão sempre
disponíveis ao seu eleitor.
Outra vantagem também em se ter um site, é que se acontecer
uma acusação, calúnia, fofoca, fake News, você pode em seu site publicar sua
defesa, uma nota esclarecendo a verdade, em um espaço oficialmente seu,
verídico e com credibilidade. Se está no seu site é porque é oficial. E é
importante que na sua equipe tenha um profissional responsável por alimentar
este site.
Vamos então as redes, uma a uma:
Facebook. E você pode me dizer, ah mas o Facebook está em
decadência, o negócio agora é Instagram. Não é bem assim, o Facebook é rede
consolidada, homens e mulheres de todas as idades estão por lá e o Instagram é
mídia em franca ascensão, com presença marcante de jovens, mas não é por isso
que você vai abandonar o Facebook. Use as duas: Facebook e Instagram.
Outra rede importantíssima que você deverá é o Youtube. O
Youtube é o segundo site de busca no mundo. Ele mudou radicalmente a entrega de
conteúdo digital e o consumo de mídia no mundo. No livro Streampunks: YouTube e
a mídia restante dos rebeldes, o autor revela que 400 horas de vídeo são baixadas
no Youtube por minuto. 400 horas de downloads são feitas por minuto no Youtube.
Você tem noção do que isto significa? É um negócio gigantesco, assombroso. Hoje
as pessoas ganham muito espaço e tornam-se youtubers famosos, ganham dinheiro
inclusive com esta exposição. O que isso tem a ver com sua campanha? Faça
vídeos, faça vídeos, faça vídeos e poste no Youtube, replique nas demais redes,
mas faça vídeos em grande escala. E rede social não é TV. Você posta um vídeo
hoje e as 100 pessoas que o verão hoje, podem não ser as mesmas 150 pessoas que
verão o vídeo de amanhã? Consegue entender isso? Então você precisa produzir e
postar vídeos todos os dias durante sua campanha.
E por fim, o queridinho de todos: Whatsapp. E por ter se
consolidado como umas das ferramentas mais usadas no mundo para comunicação
instantânea o Tribunal Superior Eleitoral formou comissões de trabalho para
buscar formas de impedir a proliferação das fake News via whatsapp. E nós temos
que ter alguns cuidados para utilizar esta rede. Mas este assunto em específico
vamos tratar em detalhes em outro artigo. Abraço.
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Udson Fábio Jornalista