Há 140 anos nascia compositor italiano, ainda pouco conhecido no Brasil. Mário Leotta será o regente
Um concerto italiano que homenageia Roma na leitura de um grande compositor, pouco conhecido no Brasil, Otorrino Respighi, nas celebrações dos 140 anos de seu nascimento em Bolonha (1879-1936). É o que apresentará a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (OSTNCS) na terça-feira, 3, no Cine Brasília.
“Trazer a relevante obra de Respighi é uma satisfação, sobretudo pela extrema qualidade e vivacidade de suas composições”, diz o maestro da Sinfônica, Cláudio Cohen, que cederá a batuta nesse concerto ao colega italiano Mário Leotta. A apresentação é produto de parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a embaixada da Itália.
No programa, três peças de Respighi, compositor, maestro, musicólogo, professor universitário, violista, violonista e pianista, associado ao romantismo tardio: Pini di Roma (Os pinheiros de Roma), Gli Uccelli (Os pássaros) e a Suíte n.3 em estilo antigo.
Em Os pássaros (1927), o compositor italiano parte de evocações de animais por autores dos séculos XVII e XVIII. São representados a pomba, um andante (andamento mais lento) que termina em alegro (alegre e ligeiro), a galinha, outro alegro, o rouxinol, um andante moderado e, no movimento final, o cuco, com alternâncias de andamentos para preparar volta do tema inicial.
Maestro que conduz a Sinfônica na terça, Mário Leotta considera Respighi um dos compositores italianos mais importantes e apreciados dos 900. “No entanto, é pouco conhecido. Ele tem uma grande personalidade e merece maior visibilidade”, conta Leotta.
Sobre sua primeira viagem ao Brasil, o maestro diz que a impressão que tem é de um povo maravilhoso, que lembra as regiões do sul da Itália. “Eu venho da Calábria, e as pessoas lá são muito parecidas com as brasileiras, hospitaleiras e apaixonadas. Estou feliz por estar aqui e espero voltar muitas vezes”.
Serviço
Concerto Italiano
Dia 3/12, às 20h
Pini di Roma (Os pinheiros de Roma)
Gli Uccelli (Os pássaros)
Suíte n.3 em estilo antigo
Regência: Mário Leotta
Entrada franca
Acesso por ordem de chegada até lotação do espaço. Os portões são abertos às 19:15 para idosos e pessoas com deficiência e às 19:30 para o público em geral.
Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107
Dúvidas e informações: 2017-4030
Tags
#Acontece TAGUATINGA
#AconteceTAGUATINGA
Acontece Taguatinga
AconteceTAGUATINGA
noticias
Udson Fábio Jornalista