Nos dias 17, 18 e 19 de março, a unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) vai sediar o Torneio Nacional de Robótica First Lego League (FLL)
São esperados 740 competidores, de 9 a 16 anos, de escolas do Sesi, redes pública e particular, e times de garagem, vindos de 20 estados brasileiros, além do Distrito Federal. No total, são 74 equipes classificadas, nas 13 etapas regionais realizadas em todo o país. O Distrito Federal será representado por três equipes das escolas do Sesi-DF: LegoField, da unidade do Gama; Albatroid, de Taguatinga; e Bisc8, de Sobradinho.
A abertura oficial do torneio será no dia 17/3, às 15h, no Sesi Taguatinga. No mesmo dia, os alunos vão participar de palestras e apresentações de temas relacionados ao torneio. À noite, será promovida a “Festa da Amizade”, um grande encontro das equipes para confraternizar os competidores. No sábado e domingo, as atividades vão acontecer para valer. E na tarde do dia 19/3, será a cerimônia de encerramento com a premiação dos melhores alunos de robótica do país.
As salas de aula e o ginásio do Sesi Taguatinga vão se transformar em grandes arenas para disputas nos quatro quesitos que serão avaliados pelos juízes: Projeto de Pesquisa, em que eles criam e apresentam uma solução inovadora para um aspecto do desafio; Design de Robô, em que os jovens precisam projetar e construir um robô autônomo, com códigos claros e eficientes; Core Values, parte em que são avaliados os valores dos competidores durante o torneio; e Desafio do Robô, em que é preciso realizar uma série de tarefas ou missões em rounds de dois minutos e meio.
O tema desta temporada do Torneio de Robótica é “Animal Alliens”, que trata da relação do homem com os animais. Os participantes deverão identificar problemas de cooperação entre seres humanos e animais e desenvolver soluções inovadoras. A competição será aberta ao público e é uma grande oportunidade dos jovens verem de perto os robôs em ação. No sábado e domingo, a visitação será a partir das 8h.
Etapa Internacional
O Torneio Nacional de Robótica, além de premiar os melhores alunos de robótica do Brasil, classificará as equipes que mais se destacarem para participar das etapas internacionais da competição.
Serão 20 vagas para sete campeonatos fora do Brasil realizados nos meses de abril, maio e junho deste ano. Quatro deles serão nos Estados Unidos, um na Dinamarca, um no Reino Unido e outro na Austrália.
First Lego League
O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) tem o objetivo de despertar o interesse pelas ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Para isso, os alunos são inspirados e desafiados a pensar como cientistas e engenheiros. Os competidores, reunidos em equipes, buscam resolver problemas do mundo real. Além disso, planejam, projetam, constroem e programam robôs autônomos a partir da tecnologia Lego.
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra