A partir desta quinta-feira (24), todas as unidades terão um aparelho disponível exclusivamente para registro de reclamações, denúncias, sugestões ou elogios sobre os serviços do governo de Brasília
A partir desta quinta-feira (24), as seis unidades do Na Hora terão um aparelho de telefone disponível para o cidadão discar o número 162 e registrar reclamações, denúncias, elogios ou sugestões sobre qualquer assunto de competência do governo. Trata-se de um canal direto com a Ouvidoria do Distrito Federal. O lançamento do serviço ocorrerá amanhã, às 15 horas, na unidade de Taguatinga.
No início de 2016, o órgão recomendou a criação de um canal de ouvidoria em todos os órgãos e entidades com atendimento ao público. “Como a proposta do Na Hora é agrupar a prestação de vários serviços, oferecer também o de ouvidoria facilita a vida do cidadão”, afirma o ouvidor-geral do DF, José dos Reis de Oliveira. “Muito melhor resolver tudo em apenas um lugar”, completa.
“Como a proposta do Na Hora é agrupar a prestação de vários serviços, oferecer também o de ouvidoria facilita a vida do cidadão”José dos Reis de Oliveira, ouvidor-geral do DF
As unidades do Na Hora ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 12h30. O atendimento telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e nos fins de semana, das 8 às 18 horas. A ligação pode ser feita de qualquer telefone fixo.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania, todos os servidores do Na Hora foram treinados para auxiliar as pessoas interessadas no serviço. “Essa iniciativa aproxima governo e população e faz com que o cidadão tenha voz e participação ativas na gestão pública”, avalia o secretário de Justiça e Cidadania, Marcelo Lima. “As unidades do Na Hora, que apresentam diariamente grande movimentação de público, são pontos estratégicos para reforçar a aliança entre a comunidade e os órgãos e entidades governamentais”, destaca.
Canais de atendimento da Ouvidoria-Geral do DF
Para facilitar o acesso ao serviço de ouvidoria do governo do DF, além do telefone 162, estão à disposição da sociedade dois canais de atendimento:
Internet
O cidadão se cadastra no site do órgão governamental e consegue acompanhar o andamento de suas demandas e fazer novos registros de reclamações, denúncias, elogios ou sugestões sobre qualquer assunto de competência do governo. O acesso é feito por meio de um login e uma senha, assim como funciona uma conta de e-mail. A ferramenta tem versão para aparelhos móveis, o que possibilita o cidadão tirar uma foto do local ou da situação no momento em que identificar o problema.
Atendimento presencial
Cada órgão público do governo de Brasília conta com uma ouvidoria especializada que atua em sua área específica de trabalho. A lista de endereços está no Portal das Ouvidorias.
Lançamento do novo canal de atendimento da Ouvidoria-Geral do DF
24 de novembro (quinta-feira)
Às 15 horas
No Na Hora de Taguatinga (QS 3, Lote 11, Lojas 4 a 8 – Pistão Sul)