RECICLAGEM: Deputada quer incentivo financeiro a catadores de material reciclável


A vice-presidente da Câmara Legislativa, deputada distrital Liliane Roriz, apresentou projeto de lei na Casa para criar um incentivo financeiro para catadores de material reutilizável e reciclável. O chamado “Bolsa Reciclagem”, segundo a parlamentar, tem por objetivo, reconhecer a importância e a responsabilidade social e ambiental dos catadores.

Segundo Liliane, dados divulgados pela “Cartografia Socioambiental do Sistema de Coleta Seletiva” mostram que mais de 800 mil catadores encontram nos materiais recicláveis os meios necessários de garantir trabalho e renda. “Contudo, eles trabalham por remunerações muito baixas, muitas vezes, mais de 11 horas por dia, além de terem, pelo menos, um quarto de suas vidas resumidas ao trabalho no lixão”, explica a parlamentar.

Casa seja aprovado na Câmara Legislativa e vire lei, o projeto de Liliane cria uma assistência financeira aos catadores garantindo a eles, integração social e renda individual. “A Bolsa Reciclagem não é apenas mais um auxílio paternalista, mas uma forma até mesmo de pagar aos catadores os serviços prestados à sociedade e à conservação do meio ambiente”, destaca a deputada.

Liliane lembra ainda que apenas 21,5% dos municípios têm coleta seletiva implantada. “Os catadores de materiais recicláveis, por exemplo, fazem, muitas vezes, a separação do lixo, além de catarem, limparem as ruas e venderem esse lixo para a reutilização e reciclagem. Na maioria das vezes, são até mais eficazes que os sistemas de coleta seletiva implantados pelos governos. Por que não remunerá-los por isso?”, questiona a distrital.

A vice-presidente da Câmara destaca que “a redução das desigualdades sociais, passa necessariamente pela adoção de medidas inovadoras, audaciosas e corajosas”. “É neste espírito que apresentei esse projeto de lei que aumenta a vida útil dos aterros sanitários, mantém nossos recursos naturais e melhora a qualidade do ar e dos recursos hídricos, além do bem-estar da população”, lembra Liliane, destacando que seu projeto também mostra grande preocupação com o meio ambiente.

Fonte: Redação.
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال