Segundo presidenciável, proposta beneficiará jovens entre 19 e 29 anos.
Candidato do PSDB disse estar confiante em disputar o segundo turno.
O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, afirmou nesta terça-feira (26) que, se for eleito em outubro, concederá um auxílio financeiro de um salário mínimo aos jovens entre 19 e 29 anos que retomarem os estudos para concluir o ensino fundamental ou médio. Batizada pela campanha tucana de "Mutirão de Oportunidades", a bolsa será paga durante o período do curso, que pode durar de seis meses a dois anos, informou o presidenciável durante entrevista coletiva no Rio de Janeiro.
"Esses recursos [dinheiro para a bolsa de estudo] virão do pré-sal, do aumento de recursos do Plano Nacional da Educação. Nosso objetivo é que em um prazo de dez anos todos aqueles que quiserem concluir o seu curso possam fazê-lo. Ai, sim, eles [estudantes] estarão em condições de buscar seu espaço no mercado de trabalho e viver com maior dignidade", disse Aécio.
De acordo com o candidato do PSDB, a ideia do "Mutirão de Oportunidades" foi inspirada em jovens do Nordeste que dizem não ter condições de conseguir trabalho, pois não concluíram os estudos. Se eleito, ele pretende implantar o programa em dez estados já no primeiro ano de mandato.
"O programa avançará em função da capacidade que o estado tiver de investir. Se tivermos uma folga fiscal maior, a partir da capacidade de investimento dos gastos correntes do governo, sobrará mais espaço para investimentos como esse. Quero dizer que, no nosso governo, haverá prioridade para resgatar 20 milhões de jovens que abandonaram o ensino fundamental e o ensino médio e não têm como buscar o espaço no mercado de trabalho", enfatizou.
A 40 dias do primeiro turno das eleições, Aécio Neves tentou demonstrar, durante a entrevista coletiva no Rio, confiança de que vai passar para o segundo turno e vencerá as eleições. Nesta terça, o presidenciável participará, ao lado de Dilma Rousseff, Marina Silva e outros quatro candidatos à Presidência, do primeiro debate da cobertura presidencial na TV, na Bandeirantes.
Segundo o tucano, sua candidatura oferece ao país uma "segurança consistente". Ele destacou ainda que há uma "expectativa de mudança" no Brasil.
"Eu estou muito confiante de que vamos ao segundo turno e vamos ganhar as eleições. Nossa proposta é fruto de uma discussão profunda feita no Brasil por especialistas na área da educação, na área da saúde, de assistência social, segurança publica, economia. Temos a oferecer ao Brasil uma segurança consistente.
Com absoluta sinceridade, eu cada vez acredito mais na nossa vitória, eu ando nas ruas e percebo isso. Há uma expectativa de mudança. Esse sentimento será vitorioso, estamos apresentando uma proposta consiste, realista e ousada", opinou Aécio.